quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Lasanha berinjela e abobrinha



Olá,

Resolvi fazer uma lasanha de berinjela e abobrinha (geralmente só faço de berinjela), e acabou ficando muito bom. Vale a pena experimentar.

Fatiei duas berinjelas e duas abobrinhas no sentido do comprimento e com casca. Coloquei e vasilhas separadas e salpiquei com um pouco de sal.
Enquanto isso, refoguei carne moída. Após bem refogadinha, juntei um molho que tinha congelado (molho de tomate feito em casa com tomates frescos), que já estava bem temperadinho. Acertei o sal, deixei apurar em fogo brando (ficou um molho encorpado).
Lavei as berinjelas e as abobrinhas (pois fiquei com medo de ficarem muito salgadas), enxuguei (pode ser com pano de prato bem limpo ou papel toalha, que é melhor), e passei numa frigideira com um fio de azeite.
Forrei um refratário com um pouco de molho, e depois fui alternando, berinjela e abobrinha, molho e mussarela ralada. Finalizei com mussarela e queijo paemesão ralado e orégado.
Levei ao forno por aproximadamente 40 minutos.

Esta é uma boa dica para já deixar preparado na sexta para o almoço de sábado,

Abraços.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Filé de frango


Ultimamente tenho observado mais o preparado dos alimentos buscando torná-lo o mais saudável possível. É lógico que, como ninguém é de ferro, as vezes acabo fazendo algo utilizando temperos industrializados (como os famosos caldos de carne, frango, costela, etc), mas ultimamente consegui reduzir uns 70% do que costumava utilizar.
Hoje, por exemplo, estava com vontade de comer filé de frango, e pensei que ficaria muito gostoso temperá-lo com o creme de cebola, aquele do pacotinho. Mas, pensei: porque não preparar um tempero caseiro com cebola, fazer um creme para temperar os filés?
Assim, bati no liquidificador, uma cebola picada, 4 dentes de alho, sal, azeite e um pouquinho de água. Usei este creme para temperar os filés, que fritei em frigideira teflon com um pouquinho de margarina.
Ficou saboroso. E, a consciência mais tranquila.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Arroz Nutritivo


Que tal variar a forma como fazemos o arroz?
Pensando em criar formas de nos alimentarmos melhor, tenho diversificado  o arroz acrescentando legumes para torná-lo mais nutritivo e saboroso.
Este fiz assim:
Piquei uma cenoura, um pedaço de pimentão vermelho, e outro de pimentão amarelo, alho, salsinha e um copo pequeno de arroz.
Refoguei o alho (quantidade a seu gosto, eu usei uns 3 dentes) com um fio de óleo de girassol, acrescentei o arroz e o restante dos ingredientes picados, coloquei um pouco de sal e água e deixei cozinhar.
Servi com sobrecoxas de frango assadas e salada de couve flor.
Ficou muito bom.


Visitas